Foi um bate papo muito descontraído, com bastante informação relevante para os criadores que desejam aprimorar o seu sistema de gestão de haras.
Wilson Matos Sem Pau há 10 anos a frente da gestão do Haras Morada Nova em Minas Gerais, vem trabalhando com diálogo, e tomadas de decisões colegiadas com os proprietários dos haras. Esclarece que para manter uma boa equipe de trabalho é necessário o diálogo aberto entre todos.
Bruno HD, tituar do Haras HD Bahia, começou no criatório desde o seu nascimento, há 30 anos. Viveu vendo seu pai à frente da gestão do haras, definindo acasalamentos, relacionando com os vários. O foco da criação surgiu para ser um bom cavalo de sela, permitindo às pessoas cavalgarem e terem seus momentos de lazer. Há pouco mais de 10 anos, iniciou seus animais em pistas, consagrando-se melhor expositor nacional de Marcha Picada.
Wilson reforça a importancia de o criador definir um foco para a sua criação, o cavalo permite várias opções de criação: lazer, esporte, competições. Disse: "É muito importante que ele tenha um direcionamento, um caminho a seguir e não saia querendo abraçar o mundo. É logico que durante o caminho ele possa mudar o seu foco."
Luciano Rocha (LR Eventos) reforça que o bom é que você tenha pé no chão, aprender, ter conhecimento, tenha espaço para produzir alimento e não gaste muito.
Bruno HD conta que uma vez, Chiquinho, técnico de registro disse a ele "Agente tem que pensar na raça, não só na gente, quando pensamos na raça, vamos estar o tempo todo com o cavalo, com o cliente, quando pensamnos na gente dá problema."
Esse foi o último encontro do Programa Vivendo e Aprendendo, reveja pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Lws75IDjdBM
O Programa Vivendo e Aprendendo foi uma realização do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado de Goiás, apoiado pela ABCCMM, EVZ UFG e LR Eventos. Todas as edições podem ser assistidas pelo canal do Youtube do NCCMMGO.