Programa Vivendo e Aprendendo, Mangalarga Marchador!!!!
Por mais de 2 horas nos deleitamos das experiências trazidas por pessoas com extremo conhecimento na Raça Mangalarga Marchador. Márcio Meileres Leite e Emílio Renato, jurados e Getúlio Ribeiro, técnico de registro, conversaram sobre o Julgamento da Raça Mangalarga Marchador. Um aula inesquecível para todos nós.
Emílio Renato iniciou sua apresentação com um apanhado sobre o julgamento de morfologia, marcha e função.
Márcio Leite observa que a raça teve um ganho muito grande nesses últimos tempos a partir do momento que nós passamos a ver a naturalidade. E nessa parte da naturalidade que eu queria lembrar muito da pessoa do Emílio que a forma que avaliamos um cavalo montado hoje é como Emílio já avaliava anos atrás. Essa naturalidade, o cavalo com menos pressão, mais liberado é como consegue-se ver a essência do cavalo.
Ressalta ainda, a partir do momento que passamos a buscar a naturalidade dos animais no cabrestro, pois anteriormente o animal era colocado na vara, na pressão. E as pessoas falavam que animal que ganham no cabrestro não "vira", e isso porque não era apresentado com naturalidade. Hoje o julgamento no cabrestro teve algumas mudanças, e com isso as estatísticas de hoje demonstram que os potros estão virando e temos vários animais que ganharam no cabresto e confirmaram na montada.
Getúlio Ribeiro coloca em discussão um tema muito importante, se a marcha em rédea livre veio para premiar os animais mais dissociados, mais natural e ainda, se essa rédea livre vai perpetuar por muito tempo.
Marcinho acredita que a rédea livre vai ficar, no decorrer do tempo, ao final da prova.
Emílio identifica que hoje nossa tropa está com mais problema nos anteriores que posteriores, disse: "os posteriores limitam, mas os anteriores dão equilíbrio, estabilidade, e temos que buscar mais um pouquinho essa seleção.
Muito outros assuntos estão na live. Assitam!
Assista a 6º edição do programa no link abaixo.
O Programa Vivendo e Aprendendo, Mangalarga Marchador continua no 7º Encontro no dia 29 de junho com o Tema: Registro dos Animais.
O Programa Vivendo e Aprendento, Mangalarga Marchador é uma realização do Núcleo dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador do Estado de Goiás, com apoio do NEEPEq-EVZ-UFG e da ABCCMM.
Assista pelo canal NCCMMGO no youtube.