Encontro 5 - Casqueamento e Ferrageamento


 
 
No último dia 8 de junho, foi realizado uma live com os Médicos Veterinários Luiz Gustavo Tenório (BA) e Rafael Pereira (DF) e com o Zootecnista Guilherme Zagnoli (BH). Eles apresentaram por mais de 2 horas seus conhecimentos e experiências sobre os cascos e as atividades de casqueamento e ferrageamento dos cavalos. 

Luiz Gustavo Tenório
Instagram: @oscascos

Tenório reforçou em sua fala "Prevenir é muito mais barato que tratar, quando você pega um potro desse torto, você certamente não terá só o osso torto, a articulação está comprometida, você tem desgaste articular, você tem destruição de cartilagem articular, você tem degeneração de uma articulação, que você não tem mais chance de recuperação, e você chama o veterinário para infiltrar, tratar, para fazer um monte de coisa. Olha o custo disso, e sabe o tempo de longevidade desse animal? 6 meses, 1 ano. Olhem o tanto de dinheiro que você já gastou, o sonho que você depositou, nesse indivíduo, e você simplesmente achou que o trabalho do casqueamento, do ferrador, era caro demais. O trabalho do ferrador é muito mais preventivo, do que qualquer outra coisa."

Rafael Pereira
Instagram: @rafael_jr_vet

O M.V. Rafael Pereira colocou em discussão um assunto de extrema relevância "o pessoal tem na cabeça que ferradura vai mudar o movimento do animal durante a marcha, em caso de ferrageamento precoce em potros".
 
Guilherme Zagnoli
Instagram: @guilhermezagnoli

Sobre esse ponto Zagnoli afirma que "não é a favor desse ferrageamento precoce, eu acho que o animal primeiramente tem que desenvolver uma resistência dos cascos. Se você colocar ferradura em um animal de 9, 10 meses você tira a capacidade do casco em desenvolver sua própria resistência." E como consequência disso, "você tem animal que arranca a ferradura ele não consegue dar dois passos".




O Programa Vivendo e Aprendendo é uma iniciativa do Núcleo de Goiás, com apoio da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Equideocultura da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da UFG e da LR Eventos.

O próximo encontro será em 15 de junho, às 19horas pelo canal do Youtube do NCCMMGO.